quinta-feira, 2 de julho de 2009

Visita à Rádio

Rádio
1- Qual o objectivo pelo qual a rádio foi criada? Há concretização desses objectivos?
2- Qual o papel que querem ocupar na sociedade? Informativo, didáctico, ou apenas lazer?
3- Será que a rádio consegue subsistir sem a publicidade e a propaganda? Que outros meios de subsistência tem para além destes?
4- Há alguma técnica de marketing por vocês utilizada para terem maior expressão/expansão?
5- Em que medida a publicidade condiciona o impacto da rádio nos seus ouvintes?
6- Uma vez que a rádio é um meio de comunicação oral, que cuidados têm na selecção das notícias que passam? As notícias podem considerar-se credíveis?
7- Qual a sua opinião relativamente ao sensacionalismo jornalístico?
8- Há preocupação em fazer chegar as notícias a algum tipo de público-alvo? Porquê essa preocupação?
9- Que tipo de notícias privilegiam?
10- Que tipo de programas tem maior adesão por parte dos ouvintes?






Na visita realizada à Rádio Barcelos na última quarta-feira dia 17 de Junho, ficámos a saber as diferentes formas de trabalhar, a composição das suas instalações, os seus colaboradores e de tudo um pouco relacionado com ela.
A Rádio Barcelos nasceu há 25 anos, e os seus primeiros 5 anos foram como rádio pirata. No início as pessoas trabalhavam nesta rádio única e exclusivamente por carolice, nesse tempo era uma rádio com uma magia diferente da de hoje e rudimentar, no entanto, hoje em dia há mais facilidade a nível de meios.
Esta rádio teve uma evolução positiva inicialmente, com um bom top de audiências, mas também ela passou por um tempo um pouco amargo, tendo mesmo estado a beira da falência, foi recuperada por alguns investidores poderosos e neste momento não tem o intuito de dar lucro. Sendo considerada por muitos como a rádio coqueluche de Barcelos e por parte da direcção insere-se na linha social-democrata. Cada pessoa que queira realizar algum tipo de programa tem livre acesso por parte da entidade que a gere, podendo fazer programas livres, ao seu critério e gosto, isto é, naturalmente dentro dos parâmetros meramente aceitáveis. Uma das razões do seu sucesso e força para evoluir é a forma e número de ouvintes que diariamente participam nos directos por eles realizados, não deixando de se tornar numa rádio personalizada.
O seu sucesso não passou despercebido e como tal chegaram a receber alguns convites de rádios com maior expansão, no sentido de colaborarem e realizarem protocolos com elas.
Através da internet conseguem saber o número de ouvintes que estão a acompanhar a emissão. Basicamente passam música Portuguesa e pode ouvir-se além fronteiras como meio de orgulho dos emigrantes e demais pessoas, têm perante a sociedade um papel principalmente informativo e de divulgação.
A rádio tem como único meio de subsistência a publicidade, estando completamente dependente deste meio, visto que não utiliza qualquer outro meio de marketing. Por isso acaba por condicionar, de alguma forma, o número de ouvintes devido ao uso excessivo deste meio. Para recolherem benefícios da melhor forma, utilizam a publicidade nas horas chave do dia, isto é, aproveitam as primeiras horas do dia onde apanham as pessoas no caminho para o trabalho entre as 6 e 8 horas da manhã, a hora do almoço e ao fim do dia, por volta das 6 e 8 horas onde as pessoas conseguem estar mais livres e disponíveis para tal.
Um dos tipos de programas que maior adesão tem por parte dos ouvintes é a nível de discos pedidos com cerca de três horas diárias, pois tem um tipo de público-alvo com um elevado número de audiências, onde captam a atenção dos ouvintes das fábricas em que estes participam muito em directo pelo telefone, pois gostam da música Portuguesa que passa ex: Quim Barreiros, e também pela forma como participam mandando cumprimentos para a família, amigos entre outros.
Relativamente ao tipo de notícias que lançam para o ar, estes recebem um relatório da Polícia e GNR com tudo o que acontece, recebem também dos bombeiros e de influências de colegas em outros meios de comunicação que lhes fornecem dados sobre os acontecimentos mais marcantes em volta do concelho. Divulgam também futebol, eventos, festas a nível do concelho entre outros.
A opinião que a rádio tem em relação ao sensacionalismo jornalístico que muitas vezes é utilizado por muitos meios de comunicação, é que passa apenas o importante, pois algo mais do que isso pode trazer condicionantes tanto a nível das pessoas em questão, como de forças militares em caso de investigação, podendo alterar o curso das investigações. Mas no entanto as mais chocantes e marcantes vendem mais e por isso são puxadas e descritas nas primeiras páginas.
Para terminar qualquer notícia ou programa que passe na rádio fica gravado durante trinta dias para qualquer tipo de averiguação ou interesse de qualquer cidadão que assim o desejar.

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